Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cremes para rejuvenescimento

O que existe de eficaz para tornar a pele mais jovem



Com o envelhecimento ocorre uma diminuição geral do metabolismo do organismo. A gordura da face diminui, os músculos faciais enfraquecem levando a flacidez, a pele afina, as fibras colágenas e elásticas já não têm tanto efeito firmador, a circulação periférica diminui, os radicais livres lesam as células. Vários cremes podem ser usados, cada um em diferentes níveis.

A receita da juventude também inclui hábitos saudáveis de vida, sono regular, alimentação equilibrada e principalmente alegria. Durante o Congresso Americana em Nova Orleans e o Congresso Mundial em Paris, foi mostrado o que existe de mais moderno e efetivo em rejuvenescimento. Produtos manipulados são personalizados e podem conter princípios ativos em maior concentração, mas os cosméticos do mercado estão excelentes e oferecem uma grande ajuda para driblar os efeitos do tempo.

Conheça os cremes mais usados

Retinóides tópicos: Estimulam a proliferação da pele e formação de colágeno novo, responsável pela distenção e elasticidade da pele. O ácido retinóico clássico (manipulado ou já pronto como Retin-A, Retinova ou Vitanol), apesar de ser antigo ainda é o melhor tratamento para foto-envelhecimento, manchas senis e asperezas cutâneas. Esses cremes são irritantes no início de seu uso, e devem ser utilizados gradativamente, em noites alternadas. Deve-se parar dois dias antes de tomar sol.

Existem outros retinóides menos irritante para a pele que não são tão incompatíveis com o sol e que também são eficazes, como a isotretinoina (Isotrex), adapalene (Differin) e o retinol ou retinaldeido (Healthy Skin anti-Wrinkle da Neutrogena, Radicaline Noturno Intensivo da Pierre Alexander, Phenomen-A da Christian Dior, Vitactive do Boticário, Ystheal Plus da Avene).

Vitamina C: É um potente anti-radical livre, ajuda a recuperar as células dos danos do sol, hidrata e dá brilho à pele. Os cremes à base de vitamina C podem ser manipulados na forma de VCP-Mg, uma forma mais estável. Também existem as fórmulas prontas em produtos como o Activ C (La Roche Posay), Chronos Gel C (Natura), Reti-C Concentré (Vichy), Force AC (Helena Rubinstein).

Dimetilaminoetanol ou Dmae: O dimetilaminoetanol é encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão. Eleva os níveis de colina, substância que estrutura as fibras musculares. Com mais colina os músculos ganham mais tônus e ficam firmes. É necessário pelo menos 4 m de tratamento para obter resultados visíveis. Pode ser usado associado a Tirosina, hormônio tireoideano que potencializa o Dmae com Vitamina C, Estrogênios etc. Pode ser manipulado com receita médica a 5% para a face e a 15% para áreas flácidas no corpo.

Estrogênio: Melhora muito o turgor (distensão) da pele, inclusive em rosácea. Mesmo mulheres que fazem reposição hormonal não têm este benefício, por isso deve ser usado na forma de creme, quando não existe nenhuma contra-indicação do seu uso (história de câncer de mama ou útero).

Isoflavona da soja: Coadjuvante no tratamento rejuvenecedor em pessoas que não podem usar o estradiol Pode ser manipulado. Está na fórmula dos cremes Millenium Energist Revitalizing Emulsion (Elizabeth Arden), Collagenist (Helena Rubinstein), Soin Super Raffermissant (Orlane), Novadiol (Vichy).

Adenin furfuryladenina: É um fito hormônio, semelhante àquelas gotinhas que colocamos em violetas para darem flores mais tempo. Na pele, diminui seu afinamento, que acontece com a idade, dá brilho e hidrata. Pode ser manipulado, mas foi agora recentemente lançado como Kinerase.

Hidratantes: Impedem a evaporação da água da pele, como a glicerina, o silicone e aqueles que absorvem água para as células, como a uréia (Nutraderm), o lactato de amônia (Lactrex), as ceramidas, o ácido lático e o hialurônico.

Firmadores: Formam películas que esticam temporariamente a pele, causando efeito tensor e estimula produção do colágeno responsável pela sustentação dos tecidos.

Não são milagrosos, porque não conseguem atingir camadas muito profundas da pele, onde ficam as fibras elásticas. São à base de proteínas de trigo, soja e extratos marinhos vegetais, como o Densité Lift (Biotherm), Precision Lift Serum Extrême (Chanel), Rénergie Intense Lift (Lancôme), Renew Force Extra (Avon).
Antioxidantes: Vitaminas C e E , coenzima Q10, polifenóis da uva e o chá verde.

Amelam (Krülig): É uma fórmula com muitos despigmentantes e ácidos, que vem sendo usada para clarear manchas e que também rejuvenesce.

Tratamento através dos anos

Como as necessidades da pele mudam com o passar dos anos, a formulação e a finalidade dos cosméticos também mudam para atender essas diferenças. Por isso, vão aqui algumas dicas de acordo com a idade.

Criança até 10 anos:: Começamos envelhecer quando nascemos, e tomamos os primeiros raios solares. Por isso, sempre usar filtro solar especial (que não arde nos olhos). Temos no mercado o Sundown, o Episol Infantil e o Minnesol.

Adolescente: Sempre tem tendência para cravos e espinhas, por isso, sugerimos:

Manhã: Filtro solar em gel (olhar na fórmula, deve estar escrito oil free, não comedogênico, não oleoso ou para pele acneica).

Noite: Retinóide tópico, pois além de evitar cravos e espinhas já começa a prevenir o envelhecimento.

Adolescente com pele seca, deve usar Vit C local na forma de gel ou extrato fluido, porque hidrata e dá brilho.

Entre 20-30 anos:

Pele Seca: Evitar sabonetes. Limpar com loção a base de azuleno.

- Noite: Vitamina C em creme ou algum retinóide tópico em creme.

- Manhã: Sempre filtro solar hidratante.

Pele Sensível:

- Manhã: Filtro solar dá muita alergia, experimentar alguns hipoalergênicos como Cetaphil Hp, Spectraban T, Hidrafiloou Minnesol.

- Noite: Vitamina C ou algum hidratante. Cuidado porque os retinóides podem causar irritação.

Pele Oleosa: Pode usar sabonetes, como Dove ou Theracne Sabonete Espuma, filtros solares sempre em gel, como Hidrafil Gel, Fluide Hydratant Biopur (Biotherm), Plénitude Activ Futur (LOreal), Spectraban T. Usar hidratante sempre oil free ou não comedogênico.

Após 40 anos: Com a diminuição do estrógeno e o afinamento progressivo da pele, o cuidado deve ser especial. Apesar da polêmica recente, a reposição hormonal em dermatologia é muito importante. Normalmente a pele já está seca, devendo-se usar durante o dia cremes mais gordurosos e pela manhã hidratantes com filtros solares.

Manhã: Antes do filtro solar, usar cremes com estrógenos ou isoflavona ou adenin (provocam espeçamento da epiderme) + Vitamina C (que é anti-radicais livre) + DMAE (firmador) + Filtro solar. Podem ser manipuladas fórmulas que contenham todos estes componentes ou usar cada um isoladamente. Dar preferência para filtros solares com FPS altos (Helioblock 60 se existe tendências para manchas de sol) ou outros que sejam hidratantes e com FPS maior que 20.

Noite: Reaplicar os produtos e no lugar do filtro usar um retinóide.

Valorizamos muito a medicina preventiva. As pessoas que começaram a se tratar mais cedo, realmente parecem mais jovens. Acredita-se que a nossa vida média muito breve será de 150 anos. Por isso, devemos começar a tratar desde cedo, para podermos envelhecer externamente com dignidade, e para nosso corpo poder acompanhar o interior, que poderá ser cada vez de maior lucidez e juventude.


Peelings

A palavra peeling significa despelar, descascar. Na antigüidade, eram feitos com pedra pomes, barro, algas ou ácido cítrico (substância clareadora e que agia descamando). Cleópatra já fazia peelings com leite de cabra (tem ácido lático) e na Roma antiga era feito com vinho (ácido tartárico). Existem vários tipos de peelings, que são classificados como superficial, médio e profundo. Quanto mais profundo, maior é a casca que fica após o peeling e esta casca escura cai, dependendo da profundidade, de sete a 12 dias.

Peelings superficiais: existem os cosméticos que podem ser feitos por esteticista (à base de ácido glicólico e ácido retinóico, em baixa concentrações), que são muito seguros e com poucos riscos para o paciente). Os feitos por dermatologistas são com ácido glicólico, salicílico ou resorcina em altas concentrações e ácido tricloroacético de 20 a 30%. Estes peelings penetram muito superficialmente, por isso são usados no tratamento de sardas, para amenizar pequenas manchas e dar brilho a pele. A pele fica levemente escamativa, são muito superficiais, descamam em poucos dias, tendo poucas chances de efeitos colaterais graves.

Peelings médios: Têm maior penetração na pele, só devem ser feitos por médico. São usados na tentativas de diminuir rugas superficiais, renovação da pele foto envelhecida, manchas solares, cicatrizes superficiais de acne. São a base de Tricloroacético de 30- 40% ou combinados com resorcina e ácido glicólico.

Peelings profundos: São feitos com lixa de diamante (dermoabrasão), fenol ou ácido tricloroacético 50%. São usados em rugas e cicatrizes de acne mais profundas.
Indicações

O tratamento é indicado para casos de fotoenvelhecimento, sardas, manchas solares, asperezas, cicatrizes de acne, rugas de desidratação (peelings superficiais) e rugas de expressão (peelings profundos). Os superficiais não diminuem a flacidez. Já os feitos com com laser melhoram a flacidez ao redor dos olhos e são muito usados para complementar o uso diário dos ácidos.

Um exame microscópico pós peeling mostra que a atividade das células na epiderme, a circulação na derme, e neoformaçao de colágeno aumentam.

Variantes modernas de peeling

Peeling com laser: é uma luz que bate na pele em alta velocidade, vaporizando a camada superficial. Tem uma penetração uniforme, deve ser feito por profissional treinado. É uma queimadura controlada, que produz excelentes resultados quando bem indicado. Deve-se sempre evitar fazer em pessoas morenas, porque a mancha demora muito a sair.

Microdermoabrasão: é feito com microcristais de óxido de zinco ou alumínio, que esfolia delicadamente a parte mais superficial da pele.

Cuidados com peelings

Não deve ser feito em pessoas morenas, que provavelmente ficarão manchadas temporariamente.

Tenha muito cuidado ao fazer peelings em outras áreas sem ser a face. No pescoço, costas e membros superiores a recuperação é muito mais difícil e se o peeling for muito forte, pode piorar a pele em vez de melhorar.

Evite fazer peelings fortes em pacientes que tenham herpes, pois ele pode ser ativado.
Não faça peelings fortes em pacientes com menos de um ano de tratamento de Roaccutan, medicamento usado para tratamento de espinhas.



Tratamentos Pós-Peeling
Usar hidratantes para amolecer as cascas.
Usar filtros solares até um mês após o tratamento.
Evitar ficar puxando as casquinhas.
Evitar o uso de ácido até 7 dias após.
O paciente pode usar maquiagem.

Nenhum comentário: