Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Um spa dentro de casa

Os segredinhos das receitas caseiras que são uma beleza!


Fazer tratamentos de beleza caseiros é divertido e até melhora a aparência. Mas atenção! Não saia por aí, achando que tudo o que há na cozinha pode ser aproveitado. Agindo assim você está arriscando a sua saúde. Antes de colocar a mão na massa, é preciso descobrir quais são os ingredientes inofensivos e que funcionam de verdade, sem efeitos colaterais.



Modo de Usar

use sempre ingredientes frescos, limpos e na quantidade indicada pela receita
a quantia preparada deve ser suficiente para uma aplicação
permaneça com a mistura pelo tempo indicado

as sobras não podem ser reaproveitadas, as receitas estragam facilmente e podem ser contaminadas
não substitua os ingredientes por conta própria
prepare as receitas em utensílios de louça ou vidro

Dicas para o cabelo

Luzes Naturais

A camomila possui uma substância ativa chamada azuleno, que interage com a melanina, o pigmento que dá cor aos fios, clareando o cabelo que já é loiro. Algumas pessoas tomam sol depois de aplicar o chá clareador. Isso acentua um pouco o efeito, mas também pode manchar a pele se algumas gotas de chá tiverem respingado na face ou no colo.

Relaxamento

1/2 vidro de óleo de coco 1 coco verde 1 sabonete de lanolina ralado 2 colheres de chá de gelatina incolor 2 colheres de chá de óleo de semente de uva 2 colheres de sopa de amido de milho água de 1 coco verde
Bater o coco com água no liqüidificador. Em seguida, levar ao fogo com o sabonete de lanolina. Deixar ferver até derreter o sabonete. Depois que a mistura esfriar, acrescente os outros ingredientes. Lave os cabelos e aplique o produto da raiz para as pontas, deixando agir por 30 minutos.

Loção Anti-Queda

Misturar 1/2 litro de chá de confrey, 500 ml de álcool de cereais, 1 litro de Bepantol B-12. Aplicar diariamente e depois de lavar os cabelos.

Coquetel de Ovo

Misturar uma gema de ovo bem batida, uma colher (sopa) de óleo de amêndoa doce, uma ampola de Arovit. Aplicar e deixar o cabelo envolto por 20 minutos em uma toalha quente. Enxaguar com água morna.

Cabelos Brilhantes

Quem poderia imaginar que enxaguar o cabelo com duas colheres de vinagre dissolvidas em um litro de água dá brilho aos fios mais oleosos? Como tem efeito adstringente, o vinagre remove parte da oleosidade dos fios e do couro cabeludo, deixando o cabelo mais brilhante e sem provocar ressecamento.

Anti-Caspa e Seborréia

1 litro de chá de confrey 2 sabonetes de glicerina
Dissolver o sabonete no chá ainda quente.
Loção de Crescimento
Misturar 50 ml de álcool de cereais, 10 ml de tintura de jaborandi, 50 ml de chá de equisetum.

Coquetel de Abacate

Misturar duas colheres de polpa de abacate batida, uma colher (sopa) de mel de abelha. Aplicar e deixar o cabelo envolto por 20 minutos em uma toalha quente. Enxaguar com água morna.

Cabelos Danificados

1/2 colher de sopa de alecrim 1 litro de água fervente 1 colher de sopa de vinagre de maçã para cabelos escuros ou 1 colher de chá de suco de limão para cabelos claros
Faça um infusão do alecrim até a água esfriar. Coe e adicione o vinagre ou o limão. Depois de lavar os cabelos, coloque um pouco desta mistura nos cabelos e massageie. Não enxágüe.

Limpeza de pele

Peeling Natural

Misturar germe de trigo ou flocos de aveia a uma colher de chá de sobremesa de mel forma uma parceria esperta para amaciar a pele do rosto. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove, com delicadeza, as impurezas da superfície. Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.


Limpeza de Pele

1 pacote de gaze quadrada 2 colheres (sopa) de flocos de aveia mel puro
Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água.


Máscara Rejuvenescedora

A albumina, proteína presente na clara do ovo, tem grande poder cicatrizante e produz um leve efeito tensor quando é aplicada batida sobre a pele. A receita só vale para quem não se incomoda com o cheiro do ovo, que permanece por algum tempo.


Máscara para Pele sensível

1/2 abacate 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas 2 ampolas de vitamina E
Retire a polpa do abacate e amasse-a com um garfo. Em seguida, acrescente os outros ingredientes até formar uma pasta e aplique-a no rosto evitando a região dos olhos. Deixe agir por 30 minutos e retire com água fria. A máscara pode ser aplicada uma vez por semana.


Máscara Revitalizante

2 colheres (sopa) de flocos de aveia 1 colher (sopa) de água pano ou gaze
Misture em um pilão a aveia e a água. Em seguida, espalhe a pasta obtida sobre um pano ou uma gaze e cubra o rosto com o tecido, deixando agir por 15 minutos.


Pele Oleosa

1 copo de iogurte desnatado, sem sabor 1 clara de ovo batida em ponto de neve 1 colher de sopa de sementes de erva-doce folhas frescas de hortelã
Misturar levemente as claras ao iogurte e acrescentar as sementes de erva-doce. Aplicar no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de hortelã. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.


Pele Seca

1 copo de iogurte integral, sem sabor 1 colher de sopa de óleo de amêndoas 1 colher de sopa de mel folhas frescas de sálvia
Misturar levemente o óleo de amêndoas e o mel ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.


Pele Normal

1 copo iogurte integral, sem sabor 1/4 xícara de chá de camomila concentrado (2 saquinhos/1 xícara de água fervente) 1 colher de café de óleo de canola folhas frescas de manjericão
Misturar levemente o óleo de canola e o chá de camomila concentrado ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.


Pele Manchada

1 copo de iogurte desnatado, sem sabor 1 colher de sopa de aveia em pó 1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira folhas frescas de alecrim
Misturar levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de alecrim. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.


Tônico Facial

Descascar um pepino e utilizar a polpa no rosto. Essa fórmula serve para tonificar a pele e também para deixá-la limpa.


Pele de Pêssego

A fórmula, muito antiga, fazia parte do receituário da vovó para nutrir a cútis. As gorduras do iogurte natural formam uma película que protege a pele, garantindo uma hidratação superficial. Em tempo: só use produtos que estejam dentro do prazo de validade e evite colocar iogurte ou derivados do leite sobre espinhas. O mel é ótima fonte de vitaminas, nutre e amacia a pele.

Dicas para o corpo

Espuma de Mel

Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de água, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descobertas pelas mulheres. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 ou 30 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.


Mãos Macias

Envolver as mãos com óleo de amêndoa, depois de uma jornada de tarefas domésticas, é um cuidado diário que colabora para impedir o ressecamento produzido pelo contato constante com sabonetes e detergentes. Os óleos formam uma camada protetora sobre a pele, que não deixa a água dos tecidos evaporar com tanta facilidade. Trata-se de uma hidratação superficial, já que as moléculas do óleo ou mesmo das frutas são grandes demais e não conseguem penetrar. Para preservar as mãos, as vovós mais espertas já usavam luvas de borracha revestidas de algodão na hora da limpeza.


Loção Anti-Estrias

óleo de rosa-mosqueta

Pingue gotas do óleo na região a ser tratada e faça uma massagem com movimentos circulares por dois a três minutos. Isso facilita a absorção dos princípios ativos do óleo, que regeneram a pele, reduzem cicatrizes, suavizam as manchas e ainda favorecem a microcirculação sangüínea.


Axilas Saudáveis

125 gr de pé de lírios de florença 10 gr de casca de tangerina 3 gr de flores de cácia seca 1 cravo da índia
Misture bem, peneire e aplique com uma esponja pela manhã.


Esfoliante Corporal

Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de água, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descobertas pelas mulheres. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 ou 30 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.


Acalmar o Ardor de Sol

É uma receita rápida que não substitui os bons produtos contra queimaduras do sol, mas que ajuda a aliviar o desconforto enquanto você veste a camiseta para ir à farmácia mais próxima. Misture duas colheres de sopa de maisena a uma xícara de chá frio de camomila e passe no local. A camomila e a maisena têm efeito calmante sobre a pele.


Cera para Depilação com Cenoura

4 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de suco de cenoura coado 2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado 1 colher (sobremesa) de fubá 1 xícara (café) de água
Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar, faça a mistura da colher de fubá com a água, massageie bem, aplicando na área a ser depilada. Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pêlos. Por último, lavar, secar e aplicar um hidratante com filtro solar.


Creme Redutor de Celulite

extrato alcoólico de hortelã extrato alcoólico de centella 2 tabletes de cânfora 2 colheres de chá de creme de leite grosso
Coloque a mesma quantidade de planta (hortelã e centella) com o álcool de cereais em um vidro num lugar escuro. Depois de quatro dias filtre a mistura. Dilua os tabletes de cânfora nos extratos e acrescente o creme de leite. Misture levemente e aplique no abdômen em movimentos de massagem. Não existem fórmulas milagrosas. Tomar bastante água e fazer atividades físicas ajudam a resolver o problema.


Suco para Ativar a Cor

Antes de pegar sol bata no liqüidificador um suco de laranja com cenoura e beterraba. O bronzeamento ficará mais natural e bonito.

Beleza caseira

Tratamentos à base de frutas, leite e mel


Para acordar bem


Para ter uma pele sempre limpa e saudável, basta tomar alguns cuidados no seu dia-a-dia. Um bom exemplo é sempre que acordar lavar bem o rosto, sem uso do sabonete, e depois passar uma loção tônica. Na falta de uma, pode ser usado soro fisiológico. A esteticista explica que a limpeza deve ser seguida de um tonificante para fechar os poros da pele e evitar contaminação e sujeira. Ela acrescenta ainda que a utilização do filtro solar é obrigatória, mesmo que não esteja com sol.
A mesma rotina deve ser seguida à noite, com aplicação de um creme de limpeza e, logo após, um creme nutritivo. A mistura, segundo a esteticista, vai ajudar a pele a descansar melhor durante as horas de sono.
De vez em quando, ou seja, pelo menos uma vez por semana, deve ser feita uma limpeza profunda, seguida de tratamento para hidratação, que pode ser feito em casa mesmo. Todos os tipos de pele necessitam de tratamento, até mesmo as mais oleosas. O que deve ser observado são os ingredientes, utilizados de acordo com a necessidade de cada pele.

Confira abaixo:

Três receitas rápidas
Um santo para cada milagre
Para uma pele bonita


Três receitas rápidas


Máscara para retirar manchas:

1 colher (sopa) de leite de magnésia
1 ampola de vitamina A
1 clara de ovo batida

Misture tudo. Deve ser usado durante 15 dias seguidos, em qualquer horário do dia. O tratamento reduz pequenas manchas provocadas pelo excesso de sol.

Máscara para hidratar

1 clara de ovo batida
1 colher (sobremesa) de farelo de aveia
1 colher (chá) de mel

Misturar tudo e aplicar na pele limpa. Deixe agir na pele até secar. Também podem ser adicionadas frutas (exceto as cítricas) nesta receita, como mamão, morango e kiwi.

Máscara para pele oleosa

1 colher (sopa) de pepino
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) de levedo de cerveja

Bater tudo acrescentando soro fisiológico para dissolver melhor a mistura. Esta receita é indicada também para tratamento de pele com espinhas e acne.



Um santo para cada milagre

Leite: tem ação emoliente quando usado em banhos.
Iogurte: tem ação emoliente e levemente adstringente quando usado em máscaras.

Mel: Promove o amaciamento e nutrição da pele quando usado em máscaras.
Própolis: tem ação antimicrobiana e desinfetante quando usado no tratamento de afecções da pele.

Morango e pepino: indicados para retirar manchas e sardas.

Fubá e Açúcar: têm ação adstringente e esfoliante.
Glicerina: tem ação emoliente e umectante quando usada em máscaras faciais. É obtida de fontes animais e vegetais.
Lanolina: tem ação emoliente quando usada na preparação de cremes de beleza. É obtida da gordura da lã dos carneiros.



Para uma pele bonita

Beba bastante água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.
Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer.

Tente manter uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras.

Durma bem.

Faça exercícios e caminhe regularmente.

Cuidados com a pele no inverno

O óleo natural da pele é muito importante para proteger você do frio, da penetração na pele das bactérias, fungos, vírus, de poluentes do ar, do contato com alergenos como poeira, mofo e fibras de tecidos. Com as baixas temperaturas, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade, por isso a pele fica mais seca. Isto é agravado pelo uso de água quente e sabão, e banhos mais longos no inverno. Felizmente, com o apagão, este ano promete banhos de chuveiros mais frios e rápidos!

Devido a esta diminuição de gordura na pele, é muito comum o Prurido Hiemal, que é um prurido difuso que ocorre em pessoas idosas, ou pessoas de pele seca, ou pessoas de pele normal que nesta época fazem uso excessivo de banho quente e sabonete. É muito interessante porque às vezes o paciente acha que está com alguma alergia ou doença de pele, e apenas uma orientação sobre um banho rápido e hidratantes após banho causarão a cura destes pacientes.

Pessoas que já tiveram bronquite, asma ou rinite têm geralmente maior intolerância ao inverno, porque a pele deles já é geneticamente mais seca, então se agravará no inverno e ficará mais sujeito a coceiras, dermatites de contato alérgicas e infecções viróticas (principalmente o molusco contagioso).

No inverno, apesar da temperatura ser baixa, o ultra violeta do sol é às vezes até mais forte do que no verão, porque são dias normalmente muito claros, sem as nuvens no céu que vemos no verão e que normalmente filtram os raios solares. Um exemplo típico é de pessoas que queimam muito quando vão esquiar na neve. Para isso, é fundamental o uso de camadas fartas de filtros solares, que devem ser reaplicados durante o dia.


Alguns tratamentos para os
diversos tipos de pele no inverno:


Pele seca:

Limpeza da face: Evitar sabonetes. Podem ser usados cremes de limpeza ou a própria água pura.

Manhã: Usar na face um gel de Vitamina C que tem características hidratantes antes de um filtro solar. Quase todo filtro cremoso com FPS acima de 45 tem esta característica, porque para incorporarem tão grande quantidade de química têm que ter um veículo oleoso. A própria matéria prima já é oleosa.

Noite: É sempre recomendado o uso, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme. Nunca usar solução alcóolica que vai ressecar ainda mais. Podem ser associados hidratantes em cima desses ácidos a base de lactato de amônia, adenin (é um fito hormônio que fortalece a pele, dando-lhe maior brilho e viçosidade) e mais modernamente para mulheres na época da menopausa usamos cremes à base de isoflavona.

Oral: Em todos tipos de pele é sempre bom associar anti oxidantes orais, para prevenir o envelhecimento geral do organismo.

Corpo: Sugerimos um óleo de amêndoas ou glicerina passados no corpo todo antes do banho, de modo que a água não chegue a desengordurar totalmente a pele, protegendo-a do efeito desidratante dos sabonetes. Após o banho, completar a hidratação com cremes a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, silicone, óleo de amêndoas etc.

Pele oleosa:

Limpeza: pode ser feita com sabonetes neutros, como de glicerina, Dove ou de criança.

Manhã: Devem sempre ser usados filtros solares não oleosos (oil free, não comedogênico ou em gel), para evitar que eles entrem dentro do poro, entupindo a glândula, não deixando o óleo natural sair, causando cravos e espinhas. Sempre antes, passar um Gel de Vitamina C, que é potente anti-oxidante e clareador da pele.
Noite: São peles muito propensas à acne, portanto mais do que em nenhum tipo de pele deve ser usado um acido retinóico, isotretinoína ou adapaleno. Como nesta época a pele fica mais ressecada, podem ser usados na forma de loção cremosa oil free ou gel. Evitar usar soluções quando a pele ainda não está acostumada. Podem ser usados também hidratantes suaves oil free a base de uréia ou lactato de amônia.

Corpo: Os banhos devem ser rápidos, o mais frio tolerável e usar sabonete só nas regiões axilares e genitais. Após o banho, usar loção cremosa hidratante leve a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, óleo de amêndoas ou silicone.

Pele normal e mista:

Na parte central da face, deve-se usar produtos para pele oleosa e nas regiões laterais e olhos produtos para pele seca.

Crianças: Por terem a pele muito sensível, devem ser tratadas com muito cuidado, evitando-se sempre banhos longos, usando-se hidratantes naturais sem perfume e sem corantes para evitar alergia.

É comprovado cientificamente que, para a síntese de Vitamina D em crianças, é suficiente 10 minutos de sol diário, e o uso de filtros solares sempre deixam passar um pouco de ultra violeta. Por isso, bebezinhos devem ser protegidos do sol. O câncer de pele, as manchas brancas ou escuras dependem de efeito cumulativo do sol de muitos anos, e este sol em excesso que tomamos nos primeiros anos de vida são as principais causas.

Portanto, vamos hidratar e proteger do sol nossas crianças. O filtros têm que ser mais aderentes, a prova d'água e a substância química menos alergênica, para evitar dos olhos arderem e dar alergia. Atualmente são muito usadas barreiras físicas, que são produtos inertes a base de óxido de zinco e dióxido de titânio micronizado.

Cremes para rejuvenescimento

O que existe de eficaz para tornar a pele mais jovem



Com o envelhecimento ocorre uma diminuição geral do metabolismo do organismo. A gordura da face diminui, os músculos faciais enfraquecem levando a flacidez, a pele afina, as fibras colágenas e elásticas já não têm tanto efeito firmador, a circulação periférica diminui, os radicais livres lesam as células. Vários cremes podem ser usados, cada um em diferentes níveis.

A receita da juventude também inclui hábitos saudáveis de vida, sono regular, alimentação equilibrada e principalmente alegria. Durante o Congresso Americana em Nova Orleans e o Congresso Mundial em Paris, foi mostrado o que existe de mais moderno e efetivo em rejuvenescimento. Produtos manipulados são personalizados e podem conter princípios ativos em maior concentração, mas os cosméticos do mercado estão excelentes e oferecem uma grande ajuda para driblar os efeitos do tempo.

Conheça os cremes mais usados

Retinóides tópicos: Estimulam a proliferação da pele e formação de colágeno novo, responsável pela distenção e elasticidade da pele. O ácido retinóico clássico (manipulado ou já pronto como Retin-A, Retinova ou Vitanol), apesar de ser antigo ainda é o melhor tratamento para foto-envelhecimento, manchas senis e asperezas cutâneas. Esses cremes são irritantes no início de seu uso, e devem ser utilizados gradativamente, em noites alternadas. Deve-se parar dois dias antes de tomar sol.

Existem outros retinóides menos irritante para a pele que não são tão incompatíveis com o sol e que também são eficazes, como a isotretinoina (Isotrex), adapalene (Differin) e o retinol ou retinaldeido (Healthy Skin anti-Wrinkle da Neutrogena, Radicaline Noturno Intensivo da Pierre Alexander, Phenomen-A da Christian Dior, Vitactive do Boticário, Ystheal Plus da Avene).

Vitamina C: É um potente anti-radical livre, ajuda a recuperar as células dos danos do sol, hidrata e dá brilho à pele. Os cremes à base de vitamina C podem ser manipulados na forma de VCP-Mg, uma forma mais estável. Também existem as fórmulas prontas em produtos como o Activ C (La Roche Posay), Chronos Gel C (Natura), Reti-C Concentré (Vichy), Force AC (Helena Rubinstein).

Dimetilaminoetanol ou Dmae: O dimetilaminoetanol é encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão. Eleva os níveis de colina, substância que estrutura as fibras musculares. Com mais colina os músculos ganham mais tônus e ficam firmes. É necessário pelo menos 4 m de tratamento para obter resultados visíveis. Pode ser usado associado a Tirosina, hormônio tireoideano que potencializa o Dmae com Vitamina C, Estrogênios etc. Pode ser manipulado com receita médica a 5% para a face e a 15% para áreas flácidas no corpo.

Estrogênio: Melhora muito o turgor (distensão) da pele, inclusive em rosácea. Mesmo mulheres que fazem reposição hormonal não têm este benefício, por isso deve ser usado na forma de creme, quando não existe nenhuma contra-indicação do seu uso (história de câncer de mama ou útero).

Isoflavona da soja: Coadjuvante no tratamento rejuvenecedor em pessoas que não podem usar o estradiol Pode ser manipulado. Está na fórmula dos cremes Millenium Energist Revitalizing Emulsion (Elizabeth Arden), Collagenist (Helena Rubinstein), Soin Super Raffermissant (Orlane), Novadiol (Vichy).

Adenin furfuryladenina: É um fito hormônio, semelhante àquelas gotinhas que colocamos em violetas para darem flores mais tempo. Na pele, diminui seu afinamento, que acontece com a idade, dá brilho e hidrata. Pode ser manipulado, mas foi agora recentemente lançado como Kinerase.

Hidratantes: Impedem a evaporação da água da pele, como a glicerina, o silicone e aqueles que absorvem água para as células, como a uréia (Nutraderm), o lactato de amônia (Lactrex), as ceramidas, o ácido lático e o hialurônico.

Firmadores: Formam películas que esticam temporariamente a pele, causando efeito tensor e estimula produção do colágeno responsável pela sustentação dos tecidos.

Não são milagrosos, porque não conseguem atingir camadas muito profundas da pele, onde ficam as fibras elásticas. São à base de proteínas de trigo, soja e extratos marinhos vegetais, como o Densité Lift (Biotherm), Precision Lift Serum Extrême (Chanel), Rénergie Intense Lift (Lancôme), Renew Force Extra (Avon).
Antioxidantes: Vitaminas C e E , coenzima Q10, polifenóis da uva e o chá verde.

Amelam (Krülig): É uma fórmula com muitos despigmentantes e ácidos, que vem sendo usada para clarear manchas e que também rejuvenesce.

Tratamento através dos anos

Como as necessidades da pele mudam com o passar dos anos, a formulação e a finalidade dos cosméticos também mudam para atender essas diferenças. Por isso, vão aqui algumas dicas de acordo com a idade.

Criança até 10 anos:: Começamos envelhecer quando nascemos, e tomamos os primeiros raios solares. Por isso, sempre usar filtro solar especial (que não arde nos olhos). Temos no mercado o Sundown, o Episol Infantil e o Minnesol.

Adolescente: Sempre tem tendência para cravos e espinhas, por isso, sugerimos:

Manhã: Filtro solar em gel (olhar na fórmula, deve estar escrito oil free, não comedogênico, não oleoso ou para pele acneica).

Noite: Retinóide tópico, pois além de evitar cravos e espinhas já começa a prevenir o envelhecimento.

Adolescente com pele seca, deve usar Vit C local na forma de gel ou extrato fluido, porque hidrata e dá brilho.

Entre 20-30 anos:

Pele Seca: Evitar sabonetes. Limpar com loção a base de azuleno.

- Noite: Vitamina C em creme ou algum retinóide tópico em creme.

- Manhã: Sempre filtro solar hidratante.

Pele Sensível:

- Manhã: Filtro solar dá muita alergia, experimentar alguns hipoalergênicos como Cetaphil Hp, Spectraban T, Hidrafiloou Minnesol.

- Noite: Vitamina C ou algum hidratante. Cuidado porque os retinóides podem causar irritação.

Pele Oleosa: Pode usar sabonetes, como Dove ou Theracne Sabonete Espuma, filtros solares sempre em gel, como Hidrafil Gel, Fluide Hydratant Biopur (Biotherm), Plénitude Activ Futur (LOreal), Spectraban T. Usar hidratante sempre oil free ou não comedogênico.

Após 40 anos: Com a diminuição do estrógeno e o afinamento progressivo da pele, o cuidado deve ser especial. Apesar da polêmica recente, a reposição hormonal em dermatologia é muito importante. Normalmente a pele já está seca, devendo-se usar durante o dia cremes mais gordurosos e pela manhã hidratantes com filtros solares.

Manhã: Antes do filtro solar, usar cremes com estrógenos ou isoflavona ou adenin (provocam espeçamento da epiderme) + Vitamina C (que é anti-radicais livre) + DMAE (firmador) + Filtro solar. Podem ser manipuladas fórmulas que contenham todos estes componentes ou usar cada um isoladamente. Dar preferência para filtros solares com FPS altos (Helioblock 60 se existe tendências para manchas de sol) ou outros que sejam hidratantes e com FPS maior que 20.

Noite: Reaplicar os produtos e no lugar do filtro usar um retinóide.

Valorizamos muito a medicina preventiva. As pessoas que começaram a se tratar mais cedo, realmente parecem mais jovens. Acredita-se que a nossa vida média muito breve será de 150 anos. Por isso, devemos começar a tratar desde cedo, para podermos envelhecer externamente com dignidade, e para nosso corpo poder acompanhar o interior, que poderá ser cada vez de maior lucidez e juventude.


Peelings

A palavra peeling significa despelar, descascar. Na antigüidade, eram feitos com pedra pomes, barro, algas ou ácido cítrico (substância clareadora e que agia descamando). Cleópatra já fazia peelings com leite de cabra (tem ácido lático) e na Roma antiga era feito com vinho (ácido tartárico). Existem vários tipos de peelings, que são classificados como superficial, médio e profundo. Quanto mais profundo, maior é a casca que fica após o peeling e esta casca escura cai, dependendo da profundidade, de sete a 12 dias.

Peelings superficiais: existem os cosméticos que podem ser feitos por esteticista (à base de ácido glicólico e ácido retinóico, em baixa concentrações), que são muito seguros e com poucos riscos para o paciente). Os feitos por dermatologistas são com ácido glicólico, salicílico ou resorcina em altas concentrações e ácido tricloroacético de 20 a 30%. Estes peelings penetram muito superficialmente, por isso são usados no tratamento de sardas, para amenizar pequenas manchas e dar brilho a pele. A pele fica levemente escamativa, são muito superficiais, descamam em poucos dias, tendo poucas chances de efeitos colaterais graves.

Peelings médios: Têm maior penetração na pele, só devem ser feitos por médico. São usados na tentativas de diminuir rugas superficiais, renovação da pele foto envelhecida, manchas solares, cicatrizes superficiais de acne. São a base de Tricloroacético de 30- 40% ou combinados com resorcina e ácido glicólico.

Peelings profundos: São feitos com lixa de diamante (dermoabrasão), fenol ou ácido tricloroacético 50%. São usados em rugas e cicatrizes de acne mais profundas.
Indicações

O tratamento é indicado para casos de fotoenvelhecimento, sardas, manchas solares, asperezas, cicatrizes de acne, rugas de desidratação (peelings superficiais) e rugas de expressão (peelings profundos). Os superficiais não diminuem a flacidez. Já os feitos com com laser melhoram a flacidez ao redor dos olhos e são muito usados para complementar o uso diário dos ácidos.

Um exame microscópico pós peeling mostra que a atividade das células na epiderme, a circulação na derme, e neoformaçao de colágeno aumentam.

Variantes modernas de peeling

Peeling com laser: é uma luz que bate na pele em alta velocidade, vaporizando a camada superficial. Tem uma penetração uniforme, deve ser feito por profissional treinado. É uma queimadura controlada, que produz excelentes resultados quando bem indicado. Deve-se sempre evitar fazer em pessoas morenas, porque a mancha demora muito a sair.

Microdermoabrasão: é feito com microcristais de óxido de zinco ou alumínio, que esfolia delicadamente a parte mais superficial da pele.

Cuidados com peelings

Não deve ser feito em pessoas morenas, que provavelmente ficarão manchadas temporariamente.

Tenha muito cuidado ao fazer peelings em outras áreas sem ser a face. No pescoço, costas e membros superiores a recuperação é muito mais difícil e se o peeling for muito forte, pode piorar a pele em vez de melhorar.

Evite fazer peelings fortes em pacientes que tenham herpes, pois ele pode ser ativado.
Não faça peelings fortes em pacientes com menos de um ano de tratamento de Roaccutan, medicamento usado para tratamento de espinhas.



Tratamentos Pós-Peeling
Usar hidratantes para amolecer as cascas.
Usar filtros solares até um mês após o tratamento.
Evitar ficar puxando as casquinhas.
Evitar o uso de ácido até 7 dias após.
O paciente pode usar maquiagem.

Queda de cabelo

Os cabelos, nos homens pré- históricos, tiveram grande importância na proteção contra o frio, calor e vento. Com a evolução, o homem foi se abrigando nas casas, usando roupas. O cabelo perdeu sua finalidade e, hoje, só tem função decorativa. Por isso, ele está diminuindo na raça humana e, se continuar a evolução natural, talvez nossos descendentes longínquos conheçam o cabelo somente em museus.

Como ele influi bastante na estética do ser humano, qualquer alteração aflige as pesssoas, fazendo com que procurem, imediatamente, um tratamento que segure esta involução natural. É normal caírem em média de setenta a cem fios por dia. Assim como folhas caem das árvores, no outono, e pelos e penas caem dos animais, nós também temos uma época em que nossos cabelos caem mais. Nos países temperados do sul ela é maior de fevereiro a junho. Certas pessoas têm esta queda muito marcada, sem significar nenhuma doença.

Lavar o cabelo todo dia não faz cair mais. O cabelo que cai já estava solto dentro do poro, eles apenas se desprendem quando lava-se ou penteia-se. Pessoas de cabelos muito oleosos podem e devem lavá-los diariamente. Já os cabelos secos devem ser lavados menos, para que o shampoo não o resseque mais ainda.

Os xampus modernos têm em sua composição substâncias que retiram da água os metais pesados, que dão aspecto sem brilho ou opaco ao cabelo, e os condicionadores protegem a haste do cabelo de microtraumas (pente, escova, sol, cloro, sabonete). Por isso são muito importantes na manutenção da beleza dos cabelos.

Existem vários tipos e causas de queda de cabelo. Confira algumas delas:


Queda difusa (em todo couro cabeludo)


Ocorre, geralmente, porque um maior número de cabelos entra, de forma precoce, na fase de repouso. As principais causas são emocional, anemia, pós infecção (gripes muito fortes, infecções de garganta, urinária, sinusites, pneumonias, etc), medicamentos (certos tipos de anticoncepcionais, hormônios androgênicos, anabolizantes, anticoagulantes, lítio, etc), diabetes, hipo ou hipertireoidismo, pós-parto. É muito importante salientar o papel do regime em queda de cabelo que é explicada pela carência alimentar ou medicamentos usados, por isso é fundamental sempre seguir a orientação de um nutricionista ou endocrinologista.

Esfoliação com aveia

Ingredientes

2 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de me
1 gaze

Modo de fazer: Lave o rosto com água morna e use um sabonete neutro.Umedeça a aveia na água fria e com a gaze espalhe-a pelo rosto em movimentos circulares. Em seguida, enxágüe o rosto com água gelada e passe o mel, deixando por 15 minutos. Lave novamente o rosto com água gelada e passe, em seguida um creme hidratante. A esfoliação pode ser feita semanalmente.

Disfarce as olheiras

Faça uma compressa de gaze embebida em chá de camomila gelado. Você pode também usar o próprio saquinho é só colocá-lo para gelar depois de feito o chá e pôr sobre os olhos. Deixar agir por dez minutos e retirar. O líquido gelado ajuda a contrair os vasos localizados nessa região, suavizando as olheiras.

Fim dos pêlos encravados

Se a sua pele está sendo castigada por pêlos encravos, a melhor solução é uma esfoliação caprichada. Veja aqui uma receita natural:

Ingredientes:

1 xícara de creme hidratante corporal
2 colheres de sal marinho ( à venda em supermercados na sessão de produtos naturais)
1 colher de mel

Modo de fazer: misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Se preferir, pode até bater no liquidificados. A receita é suficiente para as duas pernas.

Modo de usar:

Massageie o local com uma bucha vegetal com movimentos circulares suaves (seu uso ajuda a remover as células mortas e a desobstruir os poros). Coloque uma toalha umedecida com chá de camomila quente ( 1 xícara de água para uma colher de sopa de camomila) sobre a pele para abrir os poros por cinco minutos. Aplique o esfoliante, com as mãos, fazendo movimentos leves e circulares, caprichando nas áreas mais afetadas. Lave bem o local com água morna e sabonete neutro. Aplique um hidratante não oleoso para não tornar a obstruir os poros. Em regiões mais ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos, use um creme mais espesso.

10 dicas para uma pele perfeita

1- Fuja do banho com água muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele.

2- Não ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Quanto mais tempo você fica em contato com a água, mais ela remove o hidratante natural da pele, provocando o ressecamento.

3- Use um sabonete de formulação suave e que proteja a pele. Prefira produtos que ofereçam ingredientes e emolientes, que ajudam a manter a integridade da camada de oleosidade. Ainda assim, limita-se a aplicar o produto apenas nas axilas, nas costas e nos pés.

4- Evite as buchas vegetais ou esponjas industrializadas durante o banho. Utilizadas diariamente, elas contribuem para retirar a oleosidade da pele. Só recorra a elas para higienizar axilas, costas e pés e, uma vez por semana, para fazer exfoliação.

5- Aplique uma loção ou creme hidratante diariamente logo após o banho. As formulações oferecem uma combinação de ingredientes emolientes e umectantes que ajudam a diminuir a evaporação de água pela pele e também a formar uma película protetora.

6- se, ao tomar banho, à noite, estiver com preguiça de passar hidratante, substitua-o pelo óleo de banho sem enxágüe.

7- Dê uma atenção especial às regiões mais ressecadas do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas, aplicando mais loção hidratante, pois são áreas que sofrem especialmente com o atrito das roupas e ressecamento.

8- Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, para hidratar o organismo. Como conseqüência, sua pele ficará mais bonita.

9- adote uma loção específica, de preferencia com protetor solar, para as mãos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto várias vezes ao dia, porque as mãos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e à água.

10- seja fiel aos exercícios físicos, pois eles ativam a circulação, trazendo mais nutrientes para a pele e, de quebra, queimando calorias e compensando os excessos alimentares, tão comuns nos dias frios.

Receita caseira para pés ressecados

Pelo menos uma vez por semana é preciso esfoliar os pés para evitar ressecamento e rachaduras. Para isso você deve misturar 2 colheres (sopa) de mel com 4 colheres (sopa) de açúcar e massagear os pés antes do banho, depois enxugue-os bem e passe um creme hidratante.

Para pele do rosto ficar fresca e viçosa

Quando você sentir a pele do rosto cansada e sem brilho, faça um chá com três folhas de sálvia ou malva. Lave o rosto e em seguida enxágue com água fria. Você vai sentir a pele mais fresca e relaxada.


Dicas infalíveis para deixar seus cabelos sempre impecáveis

Corte sempre os cabelos para que eles se mantenham sempre saudáveis :

Ao lavar os cabelos, evite a água quente, que abre a cutícula dos fios e provoca ressecamento. Utilize no máximo água morna e, no último enxagüe , ataque com um jato frio para fechar as escamas dos fios

Banho de creme feito a base de querantina mantém a vitalidade dos cabelos

Prefira produtos à base de silicone, que produzem um efeito imediato e deixam os cabelos mais sedosos. Nos cabelos limpos e secos, aplique cinco gotas do produto, massageie e escove.

Não deixe que o intervalo entre os cortes ultrapasse a dois meses e meio.

Lavar os cabelos com dois tipos de xampus neutro ajuda a retirar o excesso de química e as impurezas.

Recondicionadores com lanolina ou a base de vitaminas e placenta são ótimos para garantir o brilho dos fios. Faça um banho de creme a cada 15 dias.

Para manter a saúde e a beleza dos cabelos coma bastante alimentos com vitamina A, como cenoura.

Nunca durma com os cabelos molhados para não quebrar os fios.

Para quem tem os cabelos crespos e quer diminuir o volume, a dica é aplicar produtos do tipo leave-in (que não precisam de enxague)

Só use produtos adequados para seu tipo de cabelo.